Seja bem-vindo ao blog e fique à vontade para comentar, criticar e sugerir!

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Impressões e dúvidas sobre a (pré)campanha de Dilma

Depois de dois dias por conta da visita que a ex-ministra Dilma Roussef fez a Minas Gerais, ficaram algumas impressões e algumas dúvidas sobre a (pré)campanha dela. A primeira dessas impressões é que ela evoluiu do ponto de vista político. Deixou o discurso "carrancudo" de lado e agora aposta na aproximação com o público. Na palestra desta quarta (07), por exemplo, Dilma pediu um microfone sem fio, deixou o púpito e curtiu uma de presidente Lula ao falar aos jovens dos partidos da base aliada, principalmente do PT, na base do improviso. Apesar disso, a pré-candidata tinha nas mãos uma folha de papel para servir de cola caso fosse necessário. Não falou nada de diferente do que Lula vem dizendo, mas conseguiu se aproximar um pouco mais do público.

Pode até parecer bobagem, mas outra impressão é que a maquiagem da ex-ministra e pré-candidata está mais leve. Tudo isso naturalmente é estratégia de marketing político. Dilma já entrou de cabeça na campanha e na visita a Minas não faltaram beijos e abraços em crianças e populares. Em São João Del Rei, minha competente companheira Juliana Cipriani, do jornal Estado de Minas, percebeu que a preocupação com a imagem da ex-ministra é tão grande que seus assessores cuidaram de levar até ela uma criança, que foi prontamente beijada.

A dúvida é se tudo isso será suficiente para a campanha que Dilma tem pela frente. Ela tem a responsabilidade de representar a continuidade de um mito político, que é o presidente Lula e sua gigantesca popularidade. Apesar de estar se acostumando a falar a possíveis eleitores, Dilma Roussef ainda está muito longe de ter o carisma do presidente, que fala às massas como "nunca antes na história deste país". É esperar pra ver...

Nenhum comentário: