A ex-ministra Dilma Roussef, pré-candidata do PT à presidência, escolheu Minas Gerais, sua terra natal, para dar o pontapé inicial da campanha. Não por acaso, já que o estado é o segundo colégio eleitoral de todo o país, com 14 milhões de eleitores. Candidato a presidente que quer vencer eleição tem que ganhar em Minas. E Dilma sabe disso. Ela desembarca em Belo Horizonte nesta terça (06), dá entrevistas, vai a Ouro Preto e São João Del Rei e depois retorna à capital mineira para um encontro com empresários na Fiemg e uma reunião com jovens. Uma agenda e tanto.
Tal roteiro é parte do processo de "mineirização" de Dilma. Nem todo mundo sabe que ela nasceu em Belo Horizonte e que saiu daqui na juventude. E a ideia do PT é mostrar isso. Para tanto, a equipe de marqueteiros que cuida da pré-campanha já tratou de colocar uns uais e sôs nas falas da candidata, na tentativa de identificá-la com o eleitorado mineiro. Não será nada estranho se Dilma utilizar o "mineirês" em seus discursos e palestras em Minas já nesta viagem que começa na terça.
Mas a estratégia do PT pode acabar mal. Dilma tem que dosar bem seu sotaque natal para não parecer forçada a ser mineira. E o eleitor mineiro vai perceber se isso acontecer. E mais: pode se antipatizar. Do ponto de vista da estratégia eleitoral, penso, que, neste momento, é mais importante tentar humanizar a figura da ex-ministra, desconstruindo a imagem de dama-de-ferro, e mostrando-a como uma pessoa comum. Mas quem decide são os marqueteiros. Se Dilma vai convencer o mineiro é outra história. Quem viver verá!
segunda-feira, 5 de abril de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Oi Rodrigo!
Seja bem vindo a blogosfera! Gostei de saber que mais um colega jornalista se aventura por essas bandas...muito bom!
Quanto ao post, acredito que, como vc, Dilma precisa dosar um pouco o mineires pra não ficar forçado d+...ela já tem uma imagem meio carrancuda e acredito que isso que os marketeiros deveriam trabalhar.
Abraço,
http://cafecomnoticias.blogspot.com
http://dicasdeleituradamana.blogspot.com/
Postar um comentário